terça-feira, 19 de abril de 2016

Faça sua Capivara Parade - em qualquer cidade do Brasil

Desde janeiro de 2008, quando lançamos o projeto Capivara Paulistana, tínhamos como objetivo adotar uma mascote para a cidade de São Paulo e também chamar atenção para a questão da sustentabilidade da cidade. Imediatamente observamos que, tal como aconteceu em São Paulo, outras cidades receberam suas capivaras e as suas populações as adotaram com grande carinho. A margem dos rios e lagos de praticamente todas capitais brasileiras, temos capivaras, nas margens da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio, no Parque Barigui em Curitiba, Lagoa Maior em Campo Grande, etc.

Tal como foi dito por Luiz Pagano na postagem de 2008, “Adotei as capivaras como mascote do paulistano, do mesmo modo que a deusa egípcia Tauret aparecia às margens do Nilo e trazia bênçãos às mulheres grávidas a Capivara aparece na cidade de São Paulo como um amuleto de prosperidade para a cidade e nos faz repensar na ecologia as margens deste rio poluído, e nos da a esperança de ter uma capital prospera e ao mesmo tempo em equilíbrio com a natureza”.

Desde então o blog fez muito sucesso e tem contribuído muito para levar informação e divertimento à aqueles que compartilham de nossos anseios e aspirações.

Em maio de 2014, atendendo aos pedidos dos fãs, o blog ‘Capivara Paulistana’ e a ‘Monkix’ da Vila Madadela disponibilizam uma edição limitada de capivaras feitas em resinas e materiais compostos, que traz a arte de artistas plásticos, grafiteiros e ‘urban artists’ da cidade. Foi um grande sucesso!!!


O Projeto Capivara Parade Regional tem como propósito, usar o nosso já prestigiado grupo de fãs como multiplicador desse projeto para outras cidades.

É importante dizer que é um PROJETO LIVRE DE DIREITOS AUTORAIS E DE IMÁGEM, nos não temos o objetivo de lucrar com a venda dessas capivaras. O resultado obtido com a venda das capivaras e suas intervenções será destinado integralmente aos artistas que a fizeram, e suas comunidades.

Qualquer um pode fazer a sua capivara, segundo o padrão CABAP, descrito abaixo, fazer sua intervenção artística e vende-las.

No entanto, pedimos apenas que parte do resultado obtido com a venda dessas peças, seja revertido para projetos que tenham filosofia igual ou semelhante à do blog ‘Capivara Paulistana’, gerar renda para as comunidades que de uma forma ou de outra vivem as margens das capitais brasileiras, bem como atrair atenção do publico para os valores de sustentabilidade e ecologia da Capivara Paulistana.

A idéia para tal projeto nasceu do site Capivara Paulistana em parceria com o site irmão de Curitiba, Capivara Curitibana, (veja a pagina da Capivara Curitibana no Fecebook), passa a ser o primeiro parceiro e logo terá suas capivaras a venda e esta aberto a novas adoções Brasil afora.

O PROJETO

O modelo padrão de capivara, sobre a qual os artistas regionais executaram suas peças artísticas e intervenções é a Capivara Basica Padão (CABAP), que segue as medidas abaixo.

A todos interessados em participar do projeto basta seguir as instruções de reprodução e começarem a reproduzir suas CABAPs, aplicarem suas obras sobre elas e colocá-las a venda.

O projeto é completamente livre no que diz respeito ao material utilizado para fazer a CABAPs, suas intervenções artísticas bem como no preço de venda das peças. Nosso único pedido é que façam a capivara o mais próximo possível de seu modelo original, na pose em que se encontra.

Envie-nos fotos de suas intervenções, elas serão publicadas nos nossos canais, o Blog e na pagina no Facebook.



Esperamos que, tal qual as capivaras que chegam sem avisar e ocupam as margens dos principais rios e lagos das cidades brasileiras, possamos com nossos amuletos de prosperidade, inspirar nossas cidades a repensarem a ecologia as margens de rio e lagos, normalmente poluídos, e nos dar a esperança de termos cidades em equilíbrio com a natureza e que valorizem nossas comunidades carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário